Not�cias
Not�cias
Publicado em 10/05/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar
De forma pioneira, o Governo do Estado de Pernambuco está implantando a Outorga para Lançamento de Efluentes nos Corpos d’Água na Bacia do Rio Ipojuca, uma autorização que regulariza os efluentes domésticos, industriais e de serviços em toda a região.
O conhecimento preciso da qualidade e da quantidade das águas do Ipojuca vai permitir planejar o futuro da bacia hidrográfica, reforçando a participação das comunidades, do poder público e dos usuários de água, representados no Comitê da Bacia.
Através de novas ferramentas tecnológicas, financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) terá mais e melhores condições para analisar os pedidos de Outorga e poderá planejar medidas para mudar a situação da qualidade das águas da Bacia do Rio Ipojuca.
OFICINA PARTICIPATIVA – Proposta de Implantação de Outorga de Lançamento de Efluentes na Bacia do Rio Ipojuca
Data: 11/05/2017
Local: Hotel Portal de Gravatá
BR 232 – Km 82 - Gravatá/PE
Objetivos: Apresentar os elementos do diagnóstico e os resultados preliminares do instrumento de análise de lançamento de efluentes, de modo a permitir aos participantes sugerir contribuições que possam ser incluídas no sistema.
Temas para Debate:
1) Representação Física da Bacia do Ipojuca no SAD – Cada grupo receberá um mapa da bacia com os afluentes que estão sendo considerados no modelo, e as fontes poluidoras levantadas, para identificar: limites de trecho perene e intermitente, e estuário;
2) Analisar as tipologias sugeridas no formulário de outorga de captação no item 6 – Modalidade e Finalidade, no que diz respeito a destinação do efluente;
3) Como poderia ser o COBH Ipojuca fortalecido e instrumentado para o acompanhamento do processo de desenvolvimento da Bacia e orientação aos usuários
Programação:
8:00 Inscrições / Concentração dos participantes
8:30 Abertura da Oficina – Apac / Consórcio
8:50 Apresentação elementos do diagnóstico
10:20 Apresentação no SAD
11:00 Formação dos grupos e inicio dos trabalhos 12:00 Almoço
13:30 Continuidade do Trabalho em Grupo
15:00 Plenária
15:50 Encerramento
FOTOS DO EVENTOS