Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 16/03/2017 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

SEMANA DA GUA 2017 - PROGRAMAO

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 22 de março como Dia Mundial da Água. Desde 1998, o Estado de Pernambuco comemora este dia difundindo a gestão das águas e buscando conscientizar a população sobre o uso racional da água. Em 2017, a Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac – realizará diversos eventos em todo o estado. 

 

O tema escolhido pela ONU neste ano é “Águas Residuais”.



A água é um recurso limitado com uma demanda mundial crescente. Precisamos reduzir e reutilizar as águas residuais. Ao explorar esse recurso valioso, otimizamos o ciclo da água para todos os seres vivos.

 

A maior parte das águas residuais que produzimos volta diretamente para o ecossistema sem ser tratada ou reutilizada. As oportunidades de explorar as águas residuais como um recurso são enormes, pois, usadas com segurança, são uma fonte econômica e sustentável de água, energia e nutrientes. Com menos poluentes entrando no sistema, ajudamos a proteger o meio ambiente e nossos recursos hídricos.

 

A água doce é o recurso natural mais importante do planeta. E ela é finita e cada vez mais escassa. Faz pouco sentido usar água potável para coisas como lavagem de ruas, irrigação de plantações ou refrigeração industrial. Precisamos tratar e reutilizar mais águas residuais, ao mesmo tempo em que reduzimos a quantidade e a carga de poluentes das águas residuais que produzimos.

 

Para estudantes da rede pública estadual, as comemorações deste ano ocorrerão entre os dias 20 e 22 de março. Serão promovidas visitas ao Museu Espaço Ciência, onde serão realizadas atividades práticas e interativas com conteúdos educativos sobre usos adequados e práticas de preservação dos recursos hídricos e sua relação com o meio ambiente. São esperadas as visitas de 2.700 alunos de escolas de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Paulista.

 

Já os Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Gestores de Açudes de todo o estado estenderão as comemorações até o dia 23 de março. Entre as atividades, missa, palestras e visitas a reservatórios.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA