Publicado em 19/10/2016 | Categoria: APAC em destaque

Novo mapa monitora a evoluo da seca no Nordeste

Em setembro de 2016, em Pernambuco, os indicadores mostram que houve o aumento da condição de seca, variando entre os níveis de seca moderada (S1), grave (S2) e extrema (S3), ampliando a área atingida no Agreste. Na porção central do estado, os indicadores apontam o aumento da área de seca excepcional (S4). Nessa região, também foram observadas temperaturas até 6°C (seis graus Celcius) acima do que é esperado no mês.

O esperado para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2016 é que as chuvas ficarão dentro do normal, sendo esse um dos períodos com menor volume de chuva no estado. No Sertão, dezembro marca o início da pré-estação chuvosa, quando podem ocorrer chuvas isoladas. O trimestre outubro-novembro-dezembro é o período mais seco do estado, quando são registradas as maiores temperaturas no Sertão e baixos valores de umidade do ar, com alguns dias com umidade relativa do ar abaixo de 20% no Sertão.