Publicado em 20/06/2016 | Categoria: APAC em destaque

Inverno comea hoje, 20 de junho

A estação mais fria do ano começa na noite desta segunda-feira, 20/06/2016 no Hemisfério Sul, oficialmente às 19h34 e termina dia 22 de setembro de 2016, com o equinócio da primavera.

No solstício de inverno, em todo o Hemisfério Sul, o sol atinge a maior distância da Terra em relação à Linha do Equador, proporcionando a noite mais longa do ano, já que o sol se põe mais cedo. Esta é uma característica importante desta estação: dias mais curtos e noites mais longas. Além disto, temos um aumento gradual da força dos ventos, que costuma ter seu auge no mês de agosto. Isto ocorre de forma mais intensa na região do Litoral.

Em Pernambuco, o inverno é caracterizado como período de chuvas no Litoral, Zona da Mata e Agreste, que pode ir até agosto, bem como o período onde ocorrem as menores temperaturas, chegando a valores inferiores a 15°C no Agreste e Sertão do estado.  Também é uma característica típica do inverno a intensificação dos ventos, principalmente no Litoral.

Em 2016, as chuvas devem ficar abaixo da média na mesorregião do Agreste e em torno da média na Zona da Mata e Litoral. Com a redução das chuvas, a tendência é de que as temperaturas máximas fiquem acima da média do período, devido a pouca quantidade de nuvens, principal fator que reduz a temperatura na nossa região.

Preparação das equipes

Antecipando-se ao inverno, em março deste ano, a Codecipe promoveu capacitação de ações preventivas de suas equipes, com a participação da Apac e das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil do Agreste e Zona da Mata do estado.

Nesses encontros, as equipes da Apac, Codecipe e Defesas Civis municipais puderam afinar os procedimentos quanto às chuvas e aos rios, monitorados pela Apac o ano inteiro, mas que recebem atenção especial durante o inverno.

Monitoramento 24 horas por dia durante o ano todo

A Sala de Situação da Apac funciona 24 horas por dia, inclusive feriados e finais de semana. Ela tem por objetivo otimizar e agilizar a capacidade de resposta do Estado à eventos climáticos adversos. A partir da Sala de Situação da Apac é possível realizar não só o acompanhamento em tempo real dos dados relativos aos rios e às chuvas em todo o estado de Pernambuco, mas, em especial, antecipar possíveis riscos. Isso permite a adoção antecipada de medidas mitigadoras, ao fornecer informações precisas para a tomada de decisões.

Como é feita a previsão do tempo?

Na Apac, a previsão do tempo é realizada duas vezes ao dia, no início da manhã e no final da tarde. Pela manhã, a equipe de meteorologistas se reúne para analisar as variáveis meteorológicas registradas no dia e no dia anterior. São levados em conta dados de temperatura, umidade do ar, direção e velocidade dos ventos em várias camadas da atmosfera, imagens de satélite, imagens de radar e modelos numéricos de previsão do tempo (regional, nacional e global). No período da tarde, com novas informações dos modelos de previsão de tempo, é realizada uma atualização da previsão do tempo.