Publicado em 16/03/2015 | Categoria: APAC em destaque

A APAC recebe staff da Fiocruz no Programa de Indicadores Vunerabilidade s Mudanas Climticas

A Fundação Oswaldo Cruz realizou  um seminário no Recife, na quinta-feira 12/03, para a apresentação do Projeto de Avaliação da Vulnerabilidade dos Municípios brasileiros aos impactos da Mudança Climática Global, tendo como modelo alguns estados, incluindo Pernambuco,representado pela GMMC/APAC-Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas,Patrice Oliveira e Aparecida Fernandes.

O Seminário foi realizado no Centro de Pesquisas Ageu Magalhães,no campus da UFPE.

Na reunião o tema central foi debatido e analisado, contando com a colaboração de representantes de várias agências públicas e setores acadêmicos de Pernambuco. As discussões na reunião foram importantes para subsidiar a execução do projeto e, em última instância o Plano Nacional de Adaptação às mudanças climáticas do Brasil.

Esse projeto contempla um workshop que discute a implementação de Sistema de Indicadores em Escala Municipal,para análise da vulnerabilidade da população à Mudança do Clima no Brasil.

A proposta do Projeto teve inicio em outubro de 2014,e conta com um total de cinco(5) estados brasileiros que foram escolhidos para fazer parte do projeto,que no primeiro tempo agora em 2015,contempla Pernambuco e Espírito Santo,e na segunda fase,Mato Grosso do Sul,Amazonas,Maranhão e Paraná.O critério de seleção dos estados foi a presença de instalações regionais da Fundação Oswaldo Cruz que apoiam na logística e no desenvolvimento do projeto.

Na oportunidade do Seminário em  Recife,a Pesquisadora Associada ,Manyu Chang,Carina Margonari de Souza,Pesquisadora de Saúde e Isabela de Brito,da FIOCRUZ /MINAS,estiveram visitando a sede da APAC,quando foram recebidas pelo diretor Presidente,Marcelo Asfora,e conheceram as instalações da Agência,inclusive a Sala de Situação da Meteorologia e Mudanças Climáticas,que centraliza a análise das informações  transmitidas pelas Plataformas de Coletas de Dados instaladas em bacias hidrográficas de todas as regiões do Estado.