Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 02/03/2015 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Ocorrncia de uma tromba dagua na praia de piedade, na Regio Metropolitana do Recife no dia 01/03/2015.

Na tarde do dia 01 de março de 2015 por volta das 13:00h (horário local) foi observado na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, por banhista e moradores, uma tromba d’agua, que provocou rajadas de vento, arrastando objetos e provocando uma nuvem de poeira ao chegar no continente, mas sem nenhum dano grave registrado.

Tromba d’água são sistemas semelhantes a tornados só que em uma escala menor, que se formam devido à instabilidade atmosférica, surgindo a partir de uma nuvem densa acima do mar, podendo aparecer também sobre rios e grandes lagos. Nestes casos, a sucção no centro da tempestade eleva para os ares a água da superfície, sendo dissipada quando em contato com o continente. São conhecidos também como turbilhões úmidos, e a velocidade do vento pode chegar a 80 Km/h. A principal diferença entre os tornados está na velocidade e na área de formação. Tornados se formam sobre a superfície terrestre, e como a temperatura da terra em relação à superfície de água é bem maior, a velocidade dos ventos de um tornado pode chegar a 200 Km/h.

Trombas D’água são mais comuns em regiões tropicais, porém em regiões subtropicais podem aparecer, desde que apareçam condições de instabilidade atmosférica necessárias à formação. No Brasil são mais frequentes na Região Norte, principalmente na Amazônia, e raramente são registradas nas outras Regiões do país. 

 

Veja vídeo abaixo.