Not�cias
Not�cias
Publicado em 22/03/2013 | Categoria: Meteorologia
Voltar
A Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC – promoveu um encontro com meteorologistas dos centros estaduais de meteorologia da Região Nordeste e do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET com o intuito de elaborar o prognóstico climático referente ao período de abril a junho 2013 para o Nordeste do Brasil.
A Principal importância dessa reunião é a elaboração de um panorama climatológico coerente a fim de que se possam construir estratégias de ações voltadas para os reais problemas a que está submetida uma grande parcela da população.
Conforme os estudos realizados pelos meteorologistas, o período de abril a junho de 2013 a previsão de consenso é de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica para o setor Leste do Nordeste brasileiro e permanência de chuvas abaixo da média nas demais áreas do Nordeste. Diante desse quadro, o semiárido do nordeste vai continuar com um inverno irregular.
Ressalta-se, que nesse período, não está descartada a possibilidade de ocorrências de chuvas de intensidade moderada a forte, com alta variabilidade temporal e espacial em áreas na Região Nordeste, sendo de fundamental importância o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a região e as condições oceânicas e atmosféricas globais.
O resultado desse encontro foi entregue ao governador Eduardo Campos, disponibilizando ao Governo do Estado o acesso a um estudo técnico que corrobore as estratégias de convivência e combate aos efeitos da maior seca dos últimos anos.
Clique aqui para visualizar o boletim de análise e previsão climática