Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 06/11/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

APAC promove oficina para debater diretrizes do Parque Ambiental Janelas para o Rio

Oficina Janelas para o Rio_1

Na segunda feira 29/10, foi realizada no Hotel Marante a oficina “Diretrizes Projetuais para o Parque Ambiental Janelas para o Rio”, organizada e coordenada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC. O evento tem por objetivo promover o debate em torno das políticas ambientais de preservação e recuperação das margens de rios que cortam os principais centros urbanos de Pernambuco. Na ocasião, compareceram representantes da Secretaria das Cidades, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e prefeituras de municípios envolvidos com os projetos.

Oficina Janelas para o Rio_2

O Parque Ambiental Janelas para o Rio está inserido na Política Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, cuja execução cabe à APAC. Financiado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e mediante manifestação de interesse das prefeituras, o programa de revitalização atende municípios que tenham seu perímetro urbano cortado pelo rio principal ou seus afluentes e com mais de vinte mil habitantes, e que disponham de área de domínio público à margem do referido rio com no mínimo 2 hectares.

 

É interesse da APAC, na concepção dos parques, contar com a colaboração dos organismos colegiados do Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, prefeituras e profissionais especialistas no assunto em tela, beneficiar-se de experiências semelhantes já implantadas e estabelecer uma padronização relativa dos projetos, de forma a imprimir uma marca que identifique o programa “Janelas para o Rio”. A primeira etapa da oficina foi conduzida em formato de palestra expositiva, onde os ouvintes puderam debater as propostas e sugerir contrapartidas. Na fase seguinte foram formados quatro grupos de trabalho e discussão entre os participantes.

Oficina Janelas para o Rio_3

Pretende-se com a realização de uma oficina sobre o programa “Diretrizes projetuais para o Parque Ambiental Janelas para o Rio” obter a colaboração de atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos e de profissionais de áreas afins e colher sugestões com vistas à produção das diretrizes gerais dos Parques Ambientais. Os resultados obtidos serão insumo para a elaboração de projeto padrão com diretrizes e especificações para a adequação a cada área onde os parques serão implantados. De acordo com o engenheiro ambiental Igor Borges, analista da APAC, “a oficina é produtiva em sua tarefa de integrar os canais de diálogo entre Estado e Sociedade, estabelecendo a linha de ação com base nessas diretrizes. Assim, será possível desenvolver e fortalecer a identidade do projeto”.


fotos: Wagner Ricardo