Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 02/10/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

APAC participa de Oficina de Reposio Florestal da Compesa

Oficina_reposicao_

Buscando conhecer os projetos de reservatórios e adutoras, a Compesa reuniu sob o formato de Oficina, uma reunião com diversos órgãos para discutir a compensação e reposição florestal, na última sexta-feira (28).

 

O encontro aconteceu no auditório da Estação de Tratamento de Água Castelo Branco - ETA Tapacurá, e contou com a contribuição propositiva da APAC, representada pelo seu diretor – presidente, Marcelo Asfora, que entre outras deliberações, sugeriu a criação de um Banco de Áreas de Compensação e Reposição Florestal, que seria primordial para a criação de um sistema para indicação de áreas catalogadas e avaliadas pela APAC e CPRH.

 

Logo após a abertura conjunta da Oficina pela Compesa/APAC, foi instituído um grupo de trabalho formado por 10 participantes, com o objetivo de desenvolver e acompanhar diagnósticos das áreas para a elaboração dos projetos de reposição e compensação florestal abordados no evento.

 

As discussões aconteceram em torno do novo Código Florestal e a proteção dos recursos hídricos com o palestrante André Souza, procurador do Estado. A Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, a APAC e a Compesa trouxeram à tona experiência na elaboração de projetos de compensação e reposição florestal nas bacias dos Rios Una e Sirinhaém. Após os debates, foi definida a primeira reunião, marcada para esta semana no Sindaçúcar, com possíveis parceiros, que poderão viabilizar áreas potenciais para os projetos de meio ambiente da Compesa.

 

O gerente de Meio Ambiente da Compesa, Eduardo Elvino, discutiu ações estratégicas para a companhia em virtude dos grandes empreendimentos previstos para serem executados nos próximos anos, como a Barragem do Engenho Maranhão, em Ipojuca, a Barragem do Engenho Pereira, em Moreno, a Adutora do Agreste, que passa por 68 municípios, além da implantação de um novo sistema de abastecimento de água em Petrolina e da ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município.

 Oficina_reposicao

Para Marcelo Asfora, da APAC, "o evento contribuiu de forma muito positiva, já que reuniu agentes públicos e privados para trocar experiências e discutir os projetos e as leis que norteiam a área”. Cerca de 70 pessoas participaram. Entre elas, representantes da CPRH, Companhia Agroindustrial de Goiana (CAIG), Usinas, Celpe, IBGE, Comitês de Bacias Hidrográficas, Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açucar de Pernambuco (AFCPE), Companhia Independente de Policiamento ao Meio Ambiente de (Cipoma), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caruaru e outros.