Not�cias
Not�cias
Publicado em 09/04/2012 | Categoria: Mais Notícias
Voltar
Ainda no contexto das comemorações da Semana da Água 2012, em uma ação integrada entre a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), alunos da rede pública de ensino que visitaram o Espaço Ciência no último dia 22 conheceram os projetos de implantação da piscicultura sustentável com objetivo de repovoamento, ou simplesmente peixamento.
A atividade com os estudantes simulou o modelo de peixamento corretivo implantado nas barragens e açudes do Estado. Mais de 4.000 alevinos das espécies tilápia e tambaqui foram soltos no espelho d’água da Lagoa Chico Science, batizada em homenagem ao cantor e compositor pernambucano, que fica localizada dentro das dependências do Espaço Ciência e encontra-se poluída. A organização do evento promoveu um “pesque e solte”, ressaltando a importância do tema “Água e Segurança Alimentar”, proposto pelas Nações Unidas para as comemorações do Dia Mundial da Água (22/03).
As espécies são consideradas sanitárias, pois alimentam-se de substâncias que se acumulam nas áreas mais profundas dos reservatórios, e em grande quantidade, tornam-se tóxicas e prejudiciais à vida aquática. A alimentação residual não compromete a qualidade e sabor da carne desses peixes, considerados ideais para a piscicultura de baixo custo e indicados para o consumo humano.