Not�cias
Not�cias
Publicado em 26/03/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar
Nos locais assolados pela seca é comum vermos também escassez de alimento. A correlação entre a importância da água e a produção de alimentos inspirou a definição do tema do Dia Mundial da Água 2012: Água e Segurança Alimentar. Em Pernambuco, as comemorações ao dia foram consolidadas num evento realizado simultaneamente em diversas cidades durante uma semana.
Este ano, a Semana da Água foi realizada de 19 a 23 de março em Recife (Espaço Ciência), Caruaru (Parque Severino Montenegro) e Serra Talhada (Estação Experimental do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco), nos quais alunos de escolas pública e particular tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Semana da Água 2012 é dividida em roteiros, com a orientação de monitores capacitados, nos quais os visitantes participam de experimentos e exposição de maquetes, atividades lúdicas, teatro, oficinas, laboratórios etc. Para as escolas da rede pública de ensino foram fornecidos 80 ônibus gratuitamente. Todos os estudantes que visitam o evento também recebem lanche e água.
A professora de matemática Cláudia Cristina, da Escola Estadual Vidal de Negreiros, localizada no bairro de Afogados, em Recife, aprova a iniciativa e diz que o projeto é muito importante do ponto de vista pedagógico, “pois conscientiza os alunos sobre a importância de se racionalizar um líquido tão precioso”.
A Semana da Água é uma realização da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco (SRHE/PE), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
CONSCIENTIZAÇÃO
O estudante Vitor Maciel, 12 anos, já aprendeu a lição. Ele conta que a partir de agora vai procurar não desperdiçar mais água. “Eu me ensaboava com o chuveiro ligado, mas aqui aprendi a não fazer mais isso, que é pra gente tomar cuidado porque no futuro pode faltar água”, afirma.
Visitando o evento no Espaço Ciência pela primeira vez, a professora Josefa Bezerra trouxe seus alunos para conferir de perto as atividades da Semana da Água. “Eles estão adorando estar aqui. As exposições são muito interessantes, cheias de detalhes e é desses conhecimentos que nossa juventude precisa. O teatro nos chamou muito atenção por tratar de um tema tão sério, de maneira bastante interativa e divertida”, observou a docente.
“A gente faz debate em sala de aula sobre a importância de usar a água adequadamente, que ela não é um recurso infinito. Entretanto, é aqui que eles estão tendo a oportunidade de ver na prática o que, nós professores, teorizamos na escola. Sem dúvida, a Semana da Água é de suma importância como auxílio pedagógico das escolas”, afirma a professora de Ciências, Gisélia Cavalcanti, da Escola Municipal Antônio Correia da Silva, situada no bairro de Águas Compridas, em Olinda.