Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 06/03/2012 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Semana da gua ter incio dia 19 e vai at 23 de maro

Dia Mundial da Água

No próximo dia 22, será celebrado em todo o planeta o Dia Mundial da Água, criado pelas Nações Unidas em 1992 e marcado pela Declaração Universal dos Direitos da Água. Não se trata apenas de uma data simbólica, mas de uma iniciativa no sentido de promover debates em torno das políticas de uso consciente e conservação dos recursos hídricos, para que cada vez mais possamos compreender a necessidade dessas medidas para a melhoria das condições de vida na Terra.

 

O Dia Mundial da Água é comemorado em Pernambuco desde 1998, e há cinco anos a Semana da Água é organizada e coordenada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), sendo desde 2010 uma realização conjunta com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). Uma série de eventos sociais são realizados durante o período de 19 a 23 de março, incluindo grupos de discussão, palestras de especialistas, apresentação de projetos e atividades educativas. Estudantes de diversos municípios fazem parte do esforço coletivo que busca a cooperação entre Estado e sociedade, através da sustentabilidade hídrica e ambiental, para garantir às gerações futuras o acesso amplo a esse recurso natural essencial para nossa existência.

 

O sucesso da Semana da Água pode ser avaliado pelo aumento do público desde 2007, quando cerca de 3 mil estudantes participaram, sendo atingida a marca de mais de 10 mil no ano passado. Este ano, o tema central é “Água e Segurança Alimentar”, já que a produção de gêneros alimentícios demanda uma parcela significativa dos recursos hídricos disponíveis para consumo, o que nos leva à necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias que permitam à agricultura, pecuária e indústria de processamento um melhor aproveitamento da água em sua cadeia produtiva.

 

Já com a programação praticamente definida, as cidades do Recife e Olinda vão receber as atividades no Espaço Ciência. No interior, o Parque Municipal Severino Montenegro, em Caruaru, e a Estação Experimental do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), em Serra Talhada sediarão a Semana da Água. Os estudantes terão direito a transporte e alimentação fornecida pelo Governo do Estado. A programação completa da Semana da Água encontra-se disponível no endereço http://www.semanadaagua.pe.gov.br