Publicado em 28/11/2011 | Categoria: Informe/Agenda

APAC e Prefeitura de Caruaru comemoram Dia do Rio com parque ambiental

Parque Ambiental Janelas para o Rio

Com o simbolismo da Árvore Fundamental, plantada na quinta-feira 24 às margens do Rio Ipojuca, foi assinalada a comemoração do Dia do Rio, além da celebração do convênio firmado entre a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e a Prefeitura de Caruaru para a criação do Parque Ambiental Janelas para o Rio.

O projeto é orçado em R$ 800.000,00, sendo R$ 700.000 com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e R$ 100.000 da Prefeitura de Caruaru. Fará parte do Plano Hidroambiental da Bacia do rio Ipojuca, programa que foi criado sob a coordenação do Governo do Estado através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) e da APAC.

Parque Ambiental CaruaruO Diretor-Presidente da APAC, Marcelo Cauás Asfora, ressaltou a importância da conscientização da população: "É preciso que as pessoas enxerguem a necessidade de resgatar o equilíbrio entre a urbanização e sustentabilidade ambiental". Asfora participou do plantio das mudas, ao lado do prefeito de Caruaru, José Queiroz, marcando o ponto fundamental de início dos trabalhos. O Projeto Janelas para o Rio leva esse nome por que, historicamente, as residências que se instalavam ao longo do curso fluvial tinham suas portas e janelas voltadas para as margens.

A área correspondente à implantação do Parque Ambiental de Caruaru abrange as margens esquerda e direita do Rio Ipojuca e terá um pontilhão permitindo a movimentação entre elas. Vale ressaltar a relevância socioambiental do projeto, um espaço público de lazer e convivência para as comunidades que residem próximo dali, além do incentivo à proteção e recuperação da vegetação e do solo.

O evento contou com a presença da população local, representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas, APAC, Prefeitura de Caruaru, além do Secretário Executivo de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, natural de Caruaru, que deixou claro a importância de projetos de saneamento no processo de revitalização das bacias hidrográficas: “Tem havido esforço para se resolver o problema, mas esta não é uma questão que se resolve de um ano para outro”, afirmou Cirilo. O Parque Ambiental será constrído na Rua José Marcelino de Araújo, entre os bairros do Cedro e Cidade Jardim, cobrindo uma área de 6,16 hectares.

"É uma ação extremamente importante para a cidade, pois estamos trabalhando para preservar o meio-ambiente e entregando ao povo de Caruaru uma nova área de lazer", disse o prefeito José Queiroz. A cidade, conhecida como Capital do Agreste, foi a única até então contemplada com o programa do Governo do Estado. Após a assinatura do convênio, será iniciado o projeto de execução, para abrir licitação para a obra. O prazo de execução previsto pelo Estado e pela Prefeitura é de seis meses.

Área do Projeto