Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 27/07/2011 | Categoria: Informe/Agenda
Voltar

Ventos fortes no litoral esto dentro da normalidade

Os pernambucanos que moram no litoral do estado puderam perceber a ocorrência de ventos com intensidade mais elevada nos últimos dias. Nada de anormal para esta época do ano. Entre os meses de julho e setembro, os ventos adquirem maior intensidade devido ao sistema de circulação global, um escoamento anti-ciclônico (movimentos de parcelas de ar em sentido anti-horário) no Oceano Atlântico. Para este ano, os ventos estão na média climática para a região, com a expectativa de que ocorram rajadas de até 50km/h.

Além do fator vento, o Oceano Atlântico está com sua temperatura acima da média, o que favorece o aumento de umidade e, por conseqüência, provoca a formação de nuvens. Juntamente com a intensidade dos ventos, o transporte desta umidade favorece as precipitações no continente.  Portanto, espera-se nebulosidades variáveis com chuvas isoladas até a primeira quinzena de agosto e, em razão desses fatores, novas ocorrências de Ondas de Leste deverão ser observadas.