Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 02/09/2020 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Relatrio de Segurana de Barragens 2019 indica aumento das aes de fiscalizao em Pernambuco

 Segundo o Relatório de Segurança de Barragens 2019, em Pernambuco, constatou-se maior engajamento das instituições públicas e dos empreendedores de barragens, desde a criação da Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB.

 

 

Ainda segundo o RSB 2019, coube destaque para a Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA que apresentou 28 Planos de Segurança de Barragem à Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac no último ano. Os primeiros relatórios de Inspeção de Segurança Regular (ISR) seguindo as diretrizes da Apac foram entregues em 2019, sendo assim, o cumprimento das recomendações contidas nestes relatórios deverá ser verificado ao longo de 2020.

 

Em diagnóstico para identificar as dificuldades e entraves para elaboração dos Planos de Segurança de Barragem pelos empreendedores, foi dado ênfase a aspectos como a falta de informações contidas nos projetos de engenharia das barragens, o que eleva os custos de elaboração dos novos estudos e implementação dos PSB’s. No caso dos empreendedores públicos, acrescenta-se a questão de disponibilidade orçamentária para realização de ações de curto prazo, associadas aos prazos dos trâmites licitatórios para contratações públicas. Sob a perspectiva do agente fiscalizador, entende-se haver dificuldades na identificação do responsável legal de algumas barragens ou a resistência de empreendedores apontados pela Apac reconhecerem a responsabilidade sobre essas infraestruturas.

 

Sobre os Planos de Ações de Emergência – PAE’s existentes para as barragens de Pernambuco, a Apac recebeu em 2018 o PAE da barragem Jucazinho, cujo Departamento Nacional de Obras Contras às Secas – DNOCS é o empreendedor. O PAE da barragem Jucazinho encontra-se em fase de implantação, juntamente com ações da Defesa Civil voltadas para elaboração do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLANCON. Em 2019 a COMPESA deu início ao desenvolvimento dos Planos de Ações de Emergência da barragem Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho e da barragem Duas Unas em Jaboatão dos Guararapes.

Fonte: Agência Nacional de Águas - ANA