Publicado em 24/04/2020 | Categoria: APAC em destaque

Apac participa da IV Reunio Climtica previso climtica para o perodo de abril, maio e junho de 2020

Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), meteorologistas da Agência Pernambucana de Águas e Clima participaram da IV Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino que aconteceu por vídeo conferência.

A previsão climática sazonal para o período de maio a julho/2020 foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre. A previsão climática para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser acima da média em todo o estado de Pernambuco.

A variabilidade espacial e temporal é uma característica da precipitação em Pernambuco, significando que algumas áreas podem ter precipitações acima da média e outras abaixo da média, dentro da mesma mesorregião. No período de MJJ os principais sistemas indutores de chuva são os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL).