Publicado em 20/03/2020 | Categoria: APAC em destaque

O Vero est se despedindo e vem chegando o Outono

Nesta sexta-feira, dia 20 de março de 2020, às 00h50min, se iniciou o OUTONO no hemisfério Sul, e se estenderá até o dia 20 de junho de 2020, até às 10h31min.

O início do outono no Brasil e em todo Hemisfério Sul é marcado pelo equinócio de março.

O equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol passa a Linha do Equador, quando o dia e a noite tem mesma duração, nas mesmas latitudes do hemisfério Norte, como no hemisfério Sul.

O fim do outono é marcado pelo solstício de inverno, que ocorre quando a inclinação do Sol com relação Terra atinge sua posição mais ao norte.

O outono é caracterizado, em Pernambuco, pela diminuição gradativa das chuvas no Sertão e aumento das chuvas no Litoral, Zona da Mata e Agreste, que representa a climatologia dos meses do outono abril, maio e junho.

Com relação às temperaturas, observa-se uma diminuição gradativa das temperaturas do ar em todo Estado. Isso ocorre, principalmente, devido o posicionamento do Sol mais deslocado para o hemisfério Norte, que causa menor quantidade de radiação solar chegando à superfície nas regiões do hemisfério Sul.