Publicado em 09/03/2020 | Categoria: APAC em destaque

Presidente da Apac participa do seminrio Intercmbio Unio Europeia-Brasil: na Construo de Cooperao em Gesto Integrada de Recursos Hdricos.

Nesta segunda-feira (09), a presidente da Apac, Suzana Montenegro, participou do seminário “Intercâmbio União Europeia-Brasil: na Construção de Cooperação em Gestão Integrada de Recursos Hídricos”, realizado pela Agência Nacional de Águas e pela Delegação da União Europeia no Brasil. O evento aconteceu das 08h às 18h, no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília.

Entre as iniciativas expostas no seminário, estavam os aperfeiçoamentos dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos no Brasil (com base na experiência da União Europeia), a divisão de atribuições entre os planos de recursos hídricos, além da gestão de transposição de água entre bacias. No evento, também foi discutido os planos de contingência de secas, a segurança de barragens e a regulação do saneamento.

O objetivo do intercâmbio é promover a troca de experiências e conhecimentos sobre os temas apresentados. Para cada tema abordado, houve um painel específico com participação de representante da ANA e perito dos Diálogos União Europeia-Brasil.

A Apac, como operadora do PISF no Estado de PE e como órgão responsável pelos instrumentos de gestão tem como interesses prioritários aperfeiçoamento dos Sistemas de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, divisão de atribuições e articulações entre os planos de Recursos Hídricos. Como também a Gestão de transposição de água entre bacias hidrográficas, segurança de barragens, planos de contingência para enfrentamento e adaptação às secas.