Not�cias
Not�cias
Publicado em 17/02/2020 | Categoria: APAC em destaque
Voltar
Pernambuco apresentou uma grande variabilidade pluviométrica no mês de janeiro, com variação de aproximadamente 20 mm no Litoral a 250 mm no Sertão. Os maiores desvios negativos da média histórica foram observados no Litoral. A semelhança do que ocorreu na Paraíba, de acordo com os indicadores de curto prazo, houve um avanço das áreas sob seca grave (S2) e moderada (S1) no setor leste do Estado, sobrepondo a área de seca fraca existente em dezembro de 2019. No Sertão do Estado (porção oeste), com o período chuvoso, houve um recuo da seca grave (S2) que abrange o Sertão do Araripe, Central e Pajeú, e também redução da seca extrema (S3) no Sertão de São Francisco. Os impactos continuam de curto prazo (C) no extremo leste, e de curto e longo prazo (CL) no restante do Estado.
O MONITOR DE SECAS é um processo de acompanhamento mensal da seca, realizado pelos estados e sob a coordenação da Agência Nacional de Águas (ANA), colaboração também do CPTEC/INPE, o CEMADEN e o INMET e das seguintes instituições estaduais: Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA/PB), Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN/RN), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA/BA), Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGEO/UEMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (SEMARH/SE), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS-SE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL), Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH/RN), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR/PI), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER-ES), Defesa Civil - ES e Instituto Mineiro de Gestão de águas (IGAM-MG).
Na APAC, os autores representantes do Monitor de Secas são os Meteorologistas: Maria Aparecida Fernandes Ferreira, Roberto Carlos Gomes Pereira, Edvânia Pereira dos Santos e Zilurdes Fonseca Lopes.
Os dados do Monitor de Secas podem ser acessados através do site: www.monitordesecas.ana.gov.br e pelo aplicativo “Monitor de Secas” disponível para download em aparelhos Android e IOS.