Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 19/11/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Estados do Nordeste se renem em Pernambuco para debater operacionalizao do PISF

 

Nesta terça-feira (19), representantes da Agência Nacional de Águas e de órgãos gestores dos recursos hídricos dos quatro estados nordestinos beneficiados pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) - Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte - reuniram-se na Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

 

O objetivo do encontro foi discutir sobre a visão dos estados referente à operacionalização do PISF em seus respectivos territórios. Estiveram presentes na reunião representantes da ANA, Seinfra, Apac, Compesa, SRH-CE, COGERH-CE, AESA-PB, UFAL, FGARN-RN e FENARH-RN.

 

Durante o evento, os especialistas debateram a respeito da definição de modelos de implementação de tarifas para a prestação dos serviços de distribuição de água nos estados e sobre a minuta contratual apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Os técnicos também expuseram experiências locais e trataram sobre formas de incentivo à utilização sustentável dos recursos hídricos por parte das indústrias e pela agricultura.

 

O PISF é um projeto de infraestrutura hídrica que, por meio da captação e redistribuição de água do Rio São Francisco para bacias hidrográficas do Semiárido nordestino, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, busca garantir o abastecimento dessas regiões que, historicamente, sofrem por conta da escassez de chuvas e consequente falta d’água.