Publicado em 13/11/2019 | Categoria: APAC em destaque

Presidente da APAC vistoria estruturas do PISF

A presidente da APAC, Suzana Montenegro, acompanhada da secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, e da assessora técnica da pasta, Anna Elis vistoriaram, durante esta semana, as estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) no Estado.

Nesta terça-feira (12), a inspeção percorreu a extensão do Eixo Leste, acompanhada pela equipe do Consórcio Concremat Arcadis, contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, estiveram lá, os engenheiros Edinaldo de Castro e Jarbas Pereira, indo da captação do rio São Francisco, na cidade de Floresta, até o Reservatório Barro Branco, na saída para o Ramal do Agreste.

Na segunda (11), a comitiva percorreu parte do Eixo Norte até o Reservatório Negreiros. O grupo visitou, ainda, a sede do Ministério do Desenvolvimento Regional, em Salgueiro, onde foi recebido pelo coordenador das obras do PISF em Pernambuco, Tiago Portela.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - PISF é um projeto de infraestrutura hídrica que capta água no Rio São Francisco aduzindo-a para bacias hidrográficas do nordeste setentrional nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Seu principal objetivo é garantir segurança hídrica, através da integração de bacias hidrográficas a uma região que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas: a região semiárida do Nordeste.

O empreendimento está organizado em dois eixos principais de transferência de água: Eixo Norte (Trechos I e II) e Eixo Leste (Trecho V) e ramais associados. Cabe ao BNDES a condução da estruturação de concessão para gestão do PISF, incluindo a contratação de serviços técnicos especializados necessários à modelagem do empreendimento.