Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 07/08/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

APAC esclarece porque Agosto considerado o ms dos ventos

Devido ao Sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), no inverno, tende a ficar mais intenso, diante da diminuição das temperaturas. 

 

Com o Sistema ASAS mais intenso, a tendência também é que a pressão fique mais próxima do continente Sul-Americano. Todas essas características permitem que os ventos fiquem mais intensos na Costa do Nordeste do Brasil. 

 

No litoral de Pernambuco, a média da velocidade dos ventos no mês de agosto é de 11.2 Km/h. No dia 06/08/2019 foram registradas rajadas de 13 m/s (46,8 Km/h) de acordo com a estação meteorológica do Aeroporto de Recife.

 

No interior do Estado, climatologicamente, os ventos são um pouco mais intensos do que no litoral. A média dos ventos em Petrolina no mês de agosto, por exemplo, é de 19 Km/h, e hoje, houve um registro de rajada equivalente a 59,4 Km/h. Em Garanhuns, no Agreste do Estado, a média da velocidade dos ventos é de  13,1 Km/h, e também hoje, houve registro de rajadas de 47,2 Km/h. Em Caruaru também no dia de hoje, houve registro de rajada com velocidade 53,3 Km/h. 

 

“Rajadas de vento são ventos súbitos de curta duração e elevada velocidade, que, quanto mais fortes, podem ter consequências desastrosas. No mês de agosto, em que os ventos são normalmente mais fortes, é comum à ocorrência de rajadas um pouco mais intensas”. Explica a meteorologista da APAC, Edvânia Santos.

 

Ventos intensos no mar, segundo a escala de Beaufort, acima de 50 km/h pode gerar mar revolto com ondas fortes. E em terra, essa velocidade dos ventos favorece o movimento de grandes árvores como também dificuldade de andar contra o vento.