Not�cias
Not�cias
Publicado em 01/08/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar
Foi realizada nesta quarta-feira (31 de Julho) a Oficina referente à Proposta de Enquadramento dos cursos de água da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, no município de Caruaru. O projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, através do Programa de Sustentabilidade Ambiental do Ipojuca – PSA Ipojuca e desenvolvido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima, por meio do Consórcio ASTEP/AGRIPRO/ENGIDRO.
Segundo a resolução do CONAMA nº357/2005, o Enquadramento estabelece a meta de qualidade da água a ser alcançada ou mantida em um segmento de corpo d’água de acordo com os usos pretendidos. E durante a reunião, foram discutidas as classes de enquadramento, diagnósticos com base nas oficinas anteriores com a participação da comunidade, comparativos entre as condições atuais de qualidade das águas e as necessárias, além das preocupações e expectativas quanto ao futuro da bacia.
A oficina contou com a participação da APAC, Compesa, Apevisa, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca – COBH Ipojuca, prefeituras municipais pertencentes à Bacia, que puderam contribuir para a formalização da Proposta de Enquadramento, levando em consideração também as ações necessárias para atingir as metas, valores de referências para as vazões a serem adotadas para alcançar o prognóstico 2035 “rios que queremos”.
A metodologia adotada foi dividida em partes que incluíram discussões da proposta de enquadramento através de trabalhos em grupos onde foram elencadas as prioridades, recursos disponíveis para a solução dos problemas considerados mais urgentes e importantes propostos para as ações em saneamento urbano, ampliação e aprimoramento do conhecimento da bacia, proteção e recuperação da qualidade das águas, baseando-se em fatores internos e externos.
A Proposta de Enquadramento dos Corpos de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca finalizada seguirá agora para aprovação em Assembleia.