Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 21/06/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

O inverno comea oficialmente nessa sexta-feira no Hemisfrio Sul

O Inverno no Hemisfério Sul se inicia no dia 21 de junho e termina em 23 de setembro, data em que começa o equinócio da primavera. No Estado de Pernambuco, a estação do Inverno é caracterizada pela presença de chuvas no Litoral, Zona da Mata e Agreste, que se estendem até o mês de agosto.


A data de início do inverno é marcada pelo momento do ano em que a noite é mais longa e o dia mais curto no hemisfério Sul. Dessa forma, no decorrer dessa estação, as noites ficam gradativamente mais curtas e a iluminação solar vai aumentando até a ocorrência do equinócio de primavera.


(Foto: @bruno_recifense)


Outra característica típica do inverno é a intensificação dos ventos, principalmente no Litoral, sendo o período em que ocorrem as menores temperaturas, chegando a valores inferiores a 15°C no Agreste e Sertão do estado.


Em 2019, as chuvas devem ficar em torno da média nas mesorregiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral.


Para saber mais sobre os valores de temperatura e precipitação em todo o Estado de Pernambuco acesse o link:

http://www.apac.pe.gov.br/meteorologia/estacoes-do-ano.phpestacao=inverno