Publicado em 16/05/2019 | Categoria: APAC em destaque

Segurana de Barragens pauta de Seminrio do Comit da Bacia do Rio So Francisco, em Braslia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) promoveu nesta quarta-feira,(15) em Brasília-DF, o Seminário Segurança de Barragens da Bacia do Rio São Francisco, realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.O evento contou com a participação do presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.

(Foto: Ricardo Botelho)

O primeiro momento contou com um debate sobre o levantamento dos potenciais danos e riscos de barragens de rejeitos na calha do Rio São Francisco. Em seguida, houve uma mesa redonda com o tema “A política Nacional de Segurança de Barragens e a Bacia do Rio São Francisco”, com objetivo de apresentar o funcionamento do sistema de segurança de barragens.

Também esteve presente na ocasião, João Paulo de Melo, Consultor do Programa de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE).

Em paralelo ao Seminário, estão sendo realizadas entre os dias 16 e 17 Maio, Plenárias Extraordinárias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), também em Brasília – DF.

A programação foi por composta por Seminário de Segurança de Barragens: Ações CBHSF, Oficina de Planejamento 2019/2020, Campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” 2019 apresentado pelo Tanto Expresso, Homologação da nova coordenação da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Apresentação sobre  o aplicativo de monitoramento de chuvas e vazão feito pela ANA, deliberação sobre a organização e funcionamento das Câmaras Consultivas Regionais do Comitê Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e Apresentação de projetos contratados com recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio São Francisco pela Agência Peixe Vivo.