Not�cias
Not�cias
Publicado em 30/04/2019 | Categoria: APAC em destaque
Voltar
No dia 15/04, a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Suzana Montenegro juntamente com a diretora de Regulação e Monitoramento, Crystianne Rosal, o Gerente de Monitoramento e Fiscalização, Gilberto Queiroz e o Meteorologista Coordenador da Sala de Alerta da instituição, Vinícius Gomes, estiveram presentes na Superintendência Regional de Recife (SUREG-RE).
O objetivo do encontro foi conhecer mais do Sistema de Alertas de Cheias da CPRM, que atende mais de 7 milhões de pessoas no país inteiro, conforme explicado pela pesquisadora em Geociências Keyla Almeida, responsável pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Mundaú, que banha os Estados de Pernambuco e Alagoas.
Keyla ressaltou em sua apresentação a forma de funcionamento dos protocolos de ações que serão efetuados em situações de risco, muito deles são fundamentados em dados disponíveis nos modelos computacionais que são utilizados pela CPRM. A Defesa Civil sempre recebe esse acompanhamento hidrológico em conjunto com informações para que a mesma tome providências em relação à evacuação e isolamento das áreas atingidas.
Suzana Montenegro destacou que este é um trabalho muito importante e necessário, e que a parceria entre as empresas as tornam mais fortalecidas. “A CPRM, que não dispõe de meteorologistas, pode ser beneficiada com os modelos provisionais e radares meteorológicos que agências estaduais de clima como a APAC podem fornecer, enquanto a APAC, através da CPRM e de sua mão-de-obra qualificada, adquire expertise e estrutura para a realização de trabalhos similares ao que a CPRM faz com o seu Sistema de Alertas”, declarou.