Topo do Governo de Pernambuco
Link para Barra do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - pgina histria de Pernambuco PortalPE - pgina Perfil do Gorvenador PortalPE - pgina Secretarias do Estado PortalPE - pgina Programas do Governo PortalPE - pgina ltimasNotcias PortalPE - pgina Servios Online PortalPE - pgina Rdio SEI

Not�cias

Not�cias

Publicado em 19/03/2018 | Categoria: APAC em destaque
Voltar

Semana da gua 2018

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 22 de março como Dia Mundial da Água. Desde 1998, o Estado de Pernambuco comemora este dia difundindo a gestão das águas e buscando conscientizar a população sobre o uso racional da água. Em 2018, a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac - realizará diversos eventos em todo o estado.


Nos dias 21, 22 e 23, a Apac promove a visita de 2.500 estudantes da rede pública de ensino ao Museu Espaço Ciência. Lá, os estudantes terão atividades práticas e interativas com conteúdos educativos sobre usos adequados e práticas de preservação dos recursos hídricos e sua relação com o meio ambiente. este ano, participam escolas de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Paulista.


No interior do estado, as comemorações se estendem por toda a semana, com a participação dos Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Gestores de Açudes de Pernambuco. Entre as atividades, palestras, plantio de mudas e visitas temáticas.


Este ano, o tema escolhido pela ONU foi "Soluções Naturais", que explora as soluções baseadas na natureza para os desafios da água que enfrentamos no século XXI. A campanha "A solução está na natureza" aumenta a conscientização sobre as soluções baseadas na natureza. Plantar árvores para reabastecer florestas, reconectar rios para planícies de enchentes e restaurar áreas úmidas são maneiras sustentáveis e econômicas para ajudar a reequilibrar o ciclo da água, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a saúde humana e os meios de subsistência. Os principais objetivos de desenvolvimento sustentável comprometem todos a garantir a disponibilidade e o gerenciamento sustentável de água e saneamento para todos até 2030.


FATOS IMPORTANTES (Fonte: ONU)

Demanda de água
• 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de água potável gerenciados com segurança.
• Em 2050, a população mundial aumentará cerca de 2 bilhões de pessoas e a demanda global de água poderá ser até 30% maior do que hoje.
• A agricultura atualmente responde por 70% da demanda mundial de água, principalmente para irrigação - um número que sobe em áreas de alto estresse hídrico e densidade populacional. A indústria ocupa 20% do total, dominado por energia e fabricação. Os restantes 10% são de uso doméstico - a proporção usada para beber água é muito inferior a 1%.


Disponibilidade de água

• Hoje, cerca de 1,9 bilhão de pessoas vivem em áreas potencialmente escassas em água. Em 2050, isso poderia aumentar para cerca de 3 bilhões de pessoas.
Qualidade da água
• Cerca de 1,8 mil milhão de pessoas usam uma fonte não melhorada de água potável sem proteção contra a contaminação por fezes humanas.
• Globalmente, mais de 80% da água retorna ao meio ambiente sem ser tratada ou reutilizada.
Clima e ambiente
• O número de pessoas em risco de inundações deverá aumentar dos atuais 1,2 bilhão para cerca de 1,6 bilhões em 2050 - quase 20% da população mundial.
• Hoje, cerca de 1,8 bilhão de pessoas são afetadas pela degradação da terra e pela desertificação. Pelo menos 65% das terras florestais estão em estado degradado.
• Cerca de 64-71% das zonas úmidas naturais foram perdidas desde 1900 como resultado da atividade humana.
• A erosão do solo de terras agrícolas leva de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo fértil todos os anos, reduzindo significativamente o rendimento das culturas e a capacidade do solo para regular a água, o carbono e os nutrientes. O escoamento, contendo grandes quantidades de nitrogênio e fósforo, também é um dos principais contribuintes para a poluição da água.



O QUE SÃO SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA

Restaurar florestas, pastagens e zonas úmidas naturais, reconectar rios e planícies de inundação, recriar vegetação ao longo dos cursos de água: estes são exemplos de soluções baseadas na natureza que ajudam a gerenciar a disponibilidade e a qualidade da água.


A maioria das soluções baseadas na natureza, inclusive nas paisagens urbanas, envolve essencialmente o manejo da vegetação, solos e/ou zonas úmidas, incluindo rios e lagos.


As soluções baseadas na natureza não são uma panaceia para os desafios críticos relacionados com a água que enfrentamos à medida que a população global cresce, mas eles podem oferecer opções inovadoras e econômicas para complementar infraestrutura de água insuficiente.


A aplicação de certas soluções baseadas na natureza cria o que é conhecido como "infraestrutura verde": sistemas naturais ou seminaturais que nos dão benefícios equivalentes ou similares à "infraestrutura cinza" convencional, construída pelo homem.


Soluções baseadas na natureza geralmente produzem benefícios além dos serviços relacionados à água. Por exemplo, as zonas úmidas construídas utilizadas para tratamento de águas residuais podem fornecer biomassa para a produção de energia, melhorar a biodiversidade e criar espaços recreativos e empregos associados.


PROGRAMAÇÃO EM TODO O ESTADO

Data

Atividade

Realização/Apoio

Local

21, 22 e 23

Visita ao Museu Espaço Ciência.

Público: alunos da rede pública (Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Paulista).

Atividades educativas com teatro, laboratórios, maquetes e oficinas.

APAC, Secretaria de Ciência e Tecnologia/Museu Espaço Ciências, SEMAS/CPRH, Secretaria de Saúde e SUAPE.

Local: Museu Espaço Ciências. Complexo Salgadinho – Olinda

Horário: manhã e tarde.

Inscrição das Escolas no site: www.apac.pe.gov.br

 

20/03

Visita a Suape:

Palestra “Projeto Nascentes de Suape”, Visita ao Parque Armando Holanda com trilha ecológica e visita a pontos históricos.

Secretaria de Ciência e Tecnologia/Museu Espaço Ciências e SUAPE

Local: Centro Administrativo de Suape

21/03

Palestras e exposição de fotos e maquete da microbacia do Bitury

CONSU Bitury, Prefeitura Municipal Belo Jardim e APAc

Local : Belo Jardim

 

Escola Frei Cassiano (estadual) ,Escola Senador Marcos Freire (estadual), Escola do Campo (municipal), CEM - Colégio de Excelência Municipa e Faculdade de Belo Jardim

19 a 23/03

Palestra e Plantio de Mudas

COBH Pajeú e UFRPE/Serra Talhada e APAC

Local: Serra Talhada

22/03

Palestra: Dia Mundial da Água

“O que é e o que faz um Comitê de Bacia Hidrográfica.”

Palestrante: Jorge Cavalcanti– Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana

Comitê de Bacia hidrográfica do Rio Goiana e APAC

Local: Escola de Referência Benigno Pessoa de Araújo

22/03

Plantio de mudas

Prefeitura de Caruaru, Comitê do Ipojuca, COMPESA, APAC e UFPE/AMA

Local: Caruaru

22/03

Palestra “Dia Mundial da Água”

APAC, Caatinga, Consu  Algodões e Engenheiro Camacho

Local: Sede da ONG Caatinga - Ouricuri